A maioria dos tumores benignos dos seios paranasais e alguns malignos podem ser removidos por meio da via endoscópica endonasal exclusiva, ou seja, por meio de uma ótica rígida acoplada a um sistema de vídeo, sem cortes externos. Muitas vezes o tumor pode começar o sintoma com obstrução nasal somente em uma das narinas, e esse sintoma ir piorando progressivamente ao longo dos meses. Os tumores benignos mais comuns dos seios paranasais incluem, por exemplo, o papiloma invertido (mais comum na quinta e sexta décadas de vidas) e o pólipo antrocoanal (mais comum em jovens), além de osteomas, hemangiomas, hamartomas, entre outros. A avaliação otorrinolaringológica completa é essencial nesses casos, e muitas vezes a tomografia computadorizada de seios paranasais pode auxiliar no diagnóstico e no planejamento cirúrgico.
Preencha o formulário a seguir para obter mais informações sobre tratamentos e serviços.
Confira os serviços que podem te ajudar
Confira os serviços que podem te ajudar
• Graduação pela Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP/EPM
• Residência Médica em Otorrinolaringologia pela UNIFESP/EPM
• Título de Especialista em Otorrinolaringologia pela Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-facial (ABORL-CCF)
• Fellowship em Rinologia – Cirurgia Endoscópica do Nariz, Seios Paranasais e Acesso a Base de Crânio – pela UNIFESP/EPM
• Doutorado em Medicina (Otorrinolaringologia) pela UNIFESP/EPM
• Capacitação profissional em Medicina do Sono pelo Instituto do Sono – São Paulo e Certificação em Medicina do Sono pela AMB (Associação Médica Brasileira)
Preencha o formulário a seguir para obter mais informações sobre tratamentos e serviços.