A adenoamigdalectomia – cirurgia da remoção das amígdalas e da adenóide – é a cirurgia realizada em casos de hipertrofia (aumento de volume) das tonsilas palatinas (amígdalas) e da tonsila faríngea (adenóide). É mais comumente realizada em crianças a partir dos 3 anos de idade. Esse aumento excessivo de volume desses tecidos pode causar obstrução da via aérea superior durante o sono, causando como sintoma os roncos noturnos e a respiração oral. Esse quadro clínico pode constituir a chamada síndrome da apneia obstrutiva do sono na infância, com consequências como a alteração no crescimento facial da criança (por exemplo com o pouco desenvolvimento da maxila e o palato ogival, além de alteração da dentição da criança), além de hiperatividade e déficit de atenção, com prejuízo escolar. A avaliação com um otorrinolaringologista é fundamental para a indicação e o momento correto da cirurgia nesses casos, além da segurança da criança.
Preencha o formulário a seguir para obter mais informações sobre tratamentos e serviços.
Confira os serviços que podem te ajudar
Confira os serviços que podem te ajudar
• Graduação pela Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP/EPM
• Residência Médica em Otorrinolaringologia pela UNIFESP/EPM
• Título de Especialista em Otorrinolaringologia pela Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-facial (ABORL-CCF)
• Fellowship em Rinologia – Cirurgia Endoscópica do Nariz, Seios Paranasais e Acesso a Base de Crânio – pela UNIFESP/EPM
• Doutorado em Medicina (Otorrinolaringologia) pela UNIFESP/EPM
• Capacitação profissional em Medicina do Sono pelo Instituto do Sono – São Paulo e Certificação em Medicina do Sono pela AMB (Associação Médica Brasileira)
Preencha o formulário a seguir para obter mais informações sobre tratamentos e serviços.